Público-alvo: 7º ano/6ª série.
Duração: 06 a 08
aulas.
Texto: Pausa – Moacyr Scliar
Objetivo:
Que o aluno conheça
as características desse gênero e o diferencie da narrativa de ficção;
Conheça também seu
contexto de produção e sua finalidade – divertir;
Ao final da atividade
produza crônica, colocando em prática os aspectos estudados.
Conteúdo:
Gênero textual:
Crônica;
Breve relato sobre o
autor e as marcas de sua escrita (crônicas humorísticas);
Elementos da
tipologia textual;
Discurso direto e
indireto (durante a leitura).
Estratégias:
Leitura do texto;
Léxico (esclarecimento
de palavras desconhecidas, interpretação/entendimento pelo contexto);
Levantamento de
hipótese – Escrever pequena produção de texto (após leitura da história, até
parágrafo 13e 14, “Olha para os lados e entrou furtivamente” “ – Ah! Seu
Isidoro”) dizendo como a história continuará;
Discussão oral das
hipóteses levantadas e troca de caderno com o colega
Verificação –
finalização da leitura;
Resumo da história
com as próprias palavras;
Produção de uma
crônica a partir de uma tema.
Recursos:
Cópias do texto;
Preparação da aula
pelo professor.
Avaliação:
Observação e
registro da participação do aluno;
Produção de texto.
Etapa final:
Exposição das
crônicas dos alunos em mural.
ELIEZILDA SILVA SANTANA PEREIRA
Nenhum comentário:
Postar um comentário