domingo, 16 de junho de 2013

Situações de Aprendizagem



Público-alvo: 7º ano/6ª série.

Duração:  06 a 08 aulas.

Texto: Pausa – Moacyr Scliar

Objetivo:

 Que o aluno conheça as características desse gênero e o diferencie da narrativa de ficção;
 Conheça também seu contexto de produção e sua finalidade – divertir;
 Ao final da atividade produza crônica, colocando em prática os aspectos estudados.
Conteúdo:

  Gênero textual: Crônica;
  Breve relato sobre o autor e as marcas de sua escrita (crônicas humorísticas);
  Elementos da tipologia textual;
  Discurso direto e indireto (durante a leitura).
Estratégias:

Leitura do texto;
  Léxico (esclarecimento de palavras desconhecidas, interpretação/entendimento pelo contexto);
  Levantamento de hipótese – Escrever pequena produção de texto (após leitura da história, até parágrafo 13e 14, “Olha para os lados e entrou furtivamente” “ – Ah! Seu Isidoro”) dizendo como a história continuará;
   Discussão oral das hipóteses levantadas e troca de caderno com o colega
  Verificação – finalização da leitura;
  Resumo da história com as próprias palavras;
 Produção de uma crônica a partir de uma tema.
Recursos:

 Cópias do texto;
  Preparação da aula pelo professor.

Avaliação:
  Observação e registro da participação do aluno;
   Produção de texto.
   Etapa final:


  Exposição das crônicas dos alunos em mural.

ELIEZILDA SILVA SANTANA PEREIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário